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Paranaguá, Paraná, Brazil
Nossa Missão - Fortalecer a gestão escolar pública democrática e a excelência dos serviços prestados aos diversos atores educacionais, proporcionando aos parnanguaras uma educação pública de qualidade.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escola de Pais



ESCOLA DE PAIS
Desde 2007 trabalhamos com a Escola de Pais nos Centros Municipais de Educação de Paranaguá.Este ano iniciamos com as escolas que ofertam ensino fundamental.

A finalidade deste projeto é aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade, oportunizando reflexão e debate sobre o desenvolvimento da criança e com isto estreitando o relacionamento do Estabelecimento de Ensino com os pais.
Seu trabalho representa um aprendizado em ação, isto é pretende atingir os pais enquanto educadores, para conscientizá-los de sua responsabilidade na formação de seus filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que afligem e assim vencer os desafios do dia a dia.
É um espaço onde pais e educadores podem partilhar medos, angústias, trocar idéias e saberes, encontrar apoio na resolução de problemas, ganhar mais auto confiança,se ajudar mutuamente, enfim, a ESCOLA DE PAIS pretende ajudá-lo na árdua mas valiosa tarefa que é EDUCAR.

Fundamentação Legal

Na Lei 8.069/90, no artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz “Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de substâncias entorpecentes”.

BIBLIOGRAFIA

1. A Escola e a Família: Abordagens Psicopedagógicas, Valéria Rodrigues Dias, 124 págs., Ed. Cabral, tel. (12) 3624-7641
2. A Parceria Presente: A Relação Família-Escola numa Escola de Periferia de São Paulo, Márcia Gallo, 248 págs., Ed. LCTE, tel. (11) 3673-6648
3. A Relação Família/Escola: Desafios e Perspectivas, Heloisa Szymanski, 136 págs., Ed. Plano, tel. (11) 3178-1000
4. Qualidade do Ensino: A Contribuição dos Pais, Vitor Henrique Paro, 126 págs., Ed. Xamã
5. Reunião de Pais: Sofrimento ou Prazer?, Beate G. Althuon e outros, 116 págs., Ed. Casa do Psicólogo, tel. (0_ _11) 3034-3600
6. Projeto Integração. Escola Municipal em Tempo Integral Hugo Pereira Correa. SEMEDI. Paranaguá/Pr. Tel (41)3420-2900
Projeto Escola de Pais. Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral. Paranaguá/Pr. Tel (41)3420-2856
SITES
1. A escola e a Família: uma aliança importante. Disponível em: http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/a_escola_e_a_familia.htm . Acesso no dia 26 jan 10
2. Atuação dos pais na escola. Disponível em: http://www.escoladepais.net/. Acesso no dia 25 jan 10
3. Como atrair os pais na escola. Disponivel em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-atrair-pais-escola-423311.shtml . Acesso no dia 26 jan 10
4. Dicas para Pais e Educadores. Disponível em: http://sitededicas.uol.com.br/ Acesso no dia 26 jan 10
5. Educara para Crescer. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/pais.shtml. Acesso no dia 24 jan 10
6. Escola da Família. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/escola-familia-493363.shtml . Acesso no dia 21 jan 10
7. Escola de Pais. Disponível em: http://www.maxiprint.com.br/?pagina/53/Escola+de+Pais. Acesso no dia 25 jan 10
8. Escola e família como parceira. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/escola-familia-como-parceiras-423328.shtml Acesso no dia 25 jan 10
9. Escola para pais. Disponível em: http://www.escoladepais.net/. Acesso no dia 25 jan 10
10. Interação Pais e Escola. Disponível em: http://www.bomjesus.br/publicacoes/pdf/revista_PEC/interacao_pais_escola.pdf Acesso no dia 21 jan 10
11. Pais+Escola= Sucesso. Disponível em: http://www.dicasecia.com/pais-escola-sucesso/ Acesso no dia 26 jan 10
12. PaisXEscola. Disponível em: http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1748. Acesso no dia 27 jan 10
13. Todos pela Educação. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/FacaSuaParte.aspx?action=2&pID=2. Acesso no dia 24 jan 10
VÍDEOS
1. Acompanhamento Escolar. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wt2sC05opI&feature=related Acesso no dia 22 jan 10
2. Acompanhar a Educação de seus filhos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kU8QTYgCeB0 Acesso no dia 21 jan 10
3. Como incentivar a parceria Família e Escola. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7ME2sDyehPk&feature=related Acesso no dia 21 jan 10
4. Como você participa da vida de seus filhos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VeR3ZdAbTdY Acesso no dia 25 jan 10
5. Educar filhos, um ato de amor. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ASX0sUAN7-A&feature=related Acesso no dia 21 jan 10
6. Globo Repórter Desafios da Educação. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wt2sC05opI&feature=related Acesso no dia 24 jan 10
7. O papel dos pais no processo de aprendizagem JN. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Wt2sC05opI&feature=related Acesso no dia 25 jan 10
8. Somos responsáveis pela educação de nossos filhos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ASX0sUAN7-A&feature=related acesso no dia 21 jan 10

segunda-feira, 12 de abril de 2010

WORKSHOP 1 - PROJETO ECOVIVER










SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO INTEGRAL
DEPARTAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS


A Secretaria Municipal de Educação formou uma parceria com a ECOVIA com o objetivo de desenvolver o Projeto Ecoviver nas Instituições de Ensino, esta iniciativa educativa e artístisca visa difundir e estimular a consciêntização ambiental.
O Projeto tem como temática primordial a abordagem do impácto do lixo no meio ambiente, sendo este, desenvolvido por Pedagogos e Ambientalistas, dá suporte aos educadores para que possam abordar o assunto em sala de aula e estimular seus alunos a elaborar trabalhos sobre o tema lixo, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que vivem.
No último sábado dia 10/04/10, aconteceu o I workshop do Projeto Ecoviver, reunindo Coordenadores da SEMEDI, 42 Profissionais da Educação Infantil e 18 da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá.
Esse workshop aconteceu no Município de Matinhos somente no Período da manhã, juntamente com outros Munícípios do Litoral que participam do Projeto: Matinhos, Antonina e Morretes.
O Projeto em 2010 continuará a ser desenvolvido com os Centros Municipais de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos dando continuidade ao trabalho desenvolvido em 2009.
Em 2010 participam do Projeto Ecoviver:
* 19 Centros Municipais de Educação Infantil e 02 Centros de Educação Infantil Filantrópicos.
* 13 Escolas Municipais que ofertam a EJA - Educação de Jovens e Adultos

Durante o andamento do Projeto, os educadores recebem suporte pedagógico por meio de capacitações que são os Workshops com o objetivo de capacitar os Educadores a sensibilizar seus alunos e a iniciar um trabalho de levantamento dos problemas e propostas de soluções, quanto à destinação do lixo em sua comunidade.

O Workshop II acontecerá no dia 22/05/10, no Município de Antonina.

Verificação da Qualidade de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral-SEMEDI, percebendo a necessidade de possuir informações precisas sobre a qualidade de ensino de suas escolas, visando diagnosticar o nível de desempenho escolar dos alunos elaborou o projeto de Verificação da Qualidade de Ensino, tendo como instrumentos o Mutirão de Leitura e o Provão SEMEDI, executado pela Supervisão Técnico Pedagógica, envolvendo todos os alunos da rede municipal de ensino.
O Mutirão de Leitura constitui-se em valioso instrumento que permitirá aos gestores educacionais e aos professores realizarem um diagnóstico do nível de leitura dos alunos durante o ano de escolarização, visando à intervenção pedagógica para sanar as dificuldades detectadas no ensino e na aprendizagem.
O Provão/SEMEDI pretende identificar problemas e/ou aspectos da escola em que há a necessidade de intervenção por parte da equipe pedagógica da escola. Os dados fornecidos devem ser tomados como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem.

1-Introdução:
1.1 O que é a Verificação da Qualidade de Ensino?
A Verificação da Qualidade de Ensino é elaborada para oferecer aos professores e aos gestores das escolas públicas da rede de ensino um diagnóstico do nível de desempenho dos alunos durante o processo de aprendizagem, permitindo assim intervenções com vista à correção de possíveis insuficiências apresentadas no seu desenvolvimento.

É um instrumento pedagógico, não possui finalidades classificatórias. As informações coletadas servirão de base para orientar às ações pedagógicas e o desenvolvimento de políticas educacionais que poderão, em conjunto, mudar os índices de desempenho quando se apresentarem insatisfatórias.


1.2 Quem será avaliado?
Foi preparado para ser aplicado aos educandos da rede municipal de ensino de Paranaguá, abrangendo todas as séries/anos, respeitando o respectivo nível de ensino.

1.3 Quem aplica?
A aplicação ficará a critério da equipe de Supervisão Técnico Pedagógico da SEMEDI, que planeja a sistemática de como aplicar os testes, assim, como interpretar, utilizar e divulgar os resultados.

2.0 - Orientações Didáticas para realização do Mutirão de Leitura.
2.1 - Como deve ser executado o Mutirão de Leitura?
O mutirão de leitura tem características distintas das realizadas no cotidiano escolar, para aplicá-la é necessário seguir atentamente algumas orientações:
Ler atentamente o Guia de Orientações do Mutirão de Leitura para conhecer os objetivos e características dessa avaliação.
Como os alunos não estão familiarizados com este tipo de avaliação e as pessoas que aplicarão não fazem parte de seu cotidiano é papel fundamental dos professores, motivá-los e prepará-los.
É necessário um clima agradável e informar aos alunos com clareza e tranquilidade sobre o tipo de avaliação à qual serão submetidos, oportunizando este hábito de leitura com diferentes profissionais da escola.
O local para a realização do Mutirão de Leitura será definido em comum acordo com a Equipe de Supervisão Tecnico Pedagógica e Gestão da Escola. Este local deverá ser adequado, propiciando um momento agradável para leitura contando com a cooperação dos professores e da equipe técnico pedagógica do estabelecimento de ensino, sem prejudicar o andamento da aula.

2.2- As contribuições do Mutirão Leitura para a alfabetização e letramento.

A participação no Mutirão de Leitura traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo:
Os alunos: terão suas necessidades melhor atendidas mediante o diagnóstico realizado e, assim, espera-se que o seu processo de leitura aconteça satisfatoriamente.
A Equipe Técnico Pedagógica: utilizará o resultado deste instrumento para reorganizar o processo de desenvolvimento educacionais das séries/anos, a fim de melhorar a qualidade de ensino em sua escola.

A equipe de Supervisão Técnico Pedagógica irá analisar a Equipe Pedagógica sobre a recepção da equipe pedagógica e acompanhamento do mutirão de leitura, organização do espaço físico para realização do mutirão de leitura, orientação para o recreio e/ou atividade durante o mutirão, interesse da Coordenação em relação ao resultado da leitura e aceitação da equipe em relação aos resultados apresentados. Aos Professores: o procedimento do profº regente durante o mutirão de leitura, o interesse do profº em relação ao resultado da leitura e a aceitação do profº em relação aos resultados apresentados.

Será feito uma ata de cada mutirão detalhando todos os procedimentos após a conclusão da leitura das séries/anos, repassou as informações referentes as turmas atendidas para a Professora e a Coordenadora Pedagógica.


No ano de 2009 foram 32 dias destinados ao Mutirão de Leitura, que resultaram em 61 visitas nas 29 escolas, sendo atendidas 405 turmas totalizando 14.202 alunos do ensino fundamental - séries iniciais da rede municipal de ensino.

II Encontro de Coordenação Pedagógica - PPP

Projeto Político Pedagógico
Quanto aos termos projeto pedagógico ou projeto político pedagógico, muitas vezes eles tem sido utilizados como sinônimos de proposta pedagógica. Como não há consenso sobre uma denominação única, é importante que fique clara a opção da SEMEDI obedecendo a Lei Complementar 69/07, pelo termo Projeto Político-Pedagógico.
Lei Federal nº 9.394/96, artigo 12 - Prevê que os Estabelecimentos de Ensino terão a incumbência de elaborar e executar a sua proposta pedagógica, bem como, informar aos pais ou responsáveis sobre a sua execução.
Artigo 13 - Define como incumbência dos docentes a participação na elaboração da proposta pedagógica do Estabelecimento de Ensino.
Artigo 14 - Determina que cabe aos sistemas de ensino definir as normas da gestão democrática, respeitado o princípio da participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola, e também,assegurando a participação da comunidade escolar, e local nos Conselhos Escolares.
Artigo 15 - Prevê que os sistemas de ensino devem assegurar às estabelecimentos de ensino públicas de educação básica os progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira.

Projeto Politico Pedagógico: ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e Pedagógico: no sentido de definir ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade.
Vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados fram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
Ato Situacional - Análise da realidade – diagnóstico da escola e suas especificidades. Descreve e situa a escola no atual contexto da realidade brasileira, do estado e do município. Explicita e analisa criticamente problemas e necessidades da escola em relação ao ensino e aprendizagem, organização do tempo e espaço, relações de trabalho na escola, índices de evasão e reprovação,organização da hora-atividade e organização da prática pedagógica.
Alguns aspectos básicos devem estar presentes na elaboração do projeto pedagógico de qualquer escola. Antes de mais nada, é preciso que todos conheçam bem a realidade da comunidade em que se inserem para, em seguida, estabelecer o plano de intenções - um pano de fundo para o desenvolvimento da proposta. Na prática, a comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: por que e para que existe esse espaço educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, é preciso olhar para os outros três braços do projeto. São eles:
- A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos.
- A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas.
- A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer".

Assim, é importante que o projeto preveja aspectos relativos aos valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática - sem esquecer, é claro, de prever os prazos para tal. Além disso, um mecanismo de avaliação de processos tem de ser criado, revendo as estratégias estabelecidas para uma eventual re-elaboração de metas e ideais.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bünge e Secretaria de Educação Integral realizam seminário para 300 educadores





Avaliação de projetos de leitura aponta benefício direto a 433 alunos de duas escolas municipais

Terminou na manhã desta quarta-feira (7) no espaço de convenções do Camboa Resort Hotel, o Seminário de Formação de Educadores, que começou na terça (6) e que durante os dois dias de duração reuniu mais de 300 educadores que atuam nas escolas da rede municipal em Paranaguá. O treinamento de capacitação foi organizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação Integral (SEMEDI) e pela empresa Bünge, unidade de Paranaguá. Palestras, dinâmicas de grupo e discussões marcaram as avaliações de projetos de incentivo à leitura patrocinados pela Bünge e que envolvem diretamente 433 alunos matriculados em duas escolas administradas pela Prefeitura.


O Seminário de Formação de Educadores “Comunidade Educativa: um programa de escola sustentável”, promovido pela Fundação Bünge, reuniu mais de 300 pessoas que atuam na rede municipal de ensino, com início na terça (6) e atividades das 13h30 às 17 horas. Na abertura da programação, a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Elvira do Rocio Bezerra Geraldo, recepcionou os educadores e os parceiros da Bünge por proporcionarem a realização do seminário.

A secretária também reafirmou que a parceria entre as escolas e a empresa será cada vez mais efetiva. “Geralmente a Bünge faz a capacitação dos professores e implanta nas escolas o cantinho da leitura Desta vez ofereceram todo um seminário aos profissionais da educação municipal. Eles buscam parcerias como essa nas cidades onde a empresa atua, com capacitações e oficinas. Em Paranaguá, nosso maior presente é ver mais de 430 crianças lendo, aprendendo e se desenvolvendo dentro das escolas com ensino em tempo integral”, disse a professora Elvira.

Em seguida, o público participou de três palestras. Primeiro o artista e educador Cláudio Almeida Cavalcanti explanou técnicas utilizadas nos métodos de artecomunicação e arteducação, conceitos que melhoram o aprendizado escolar e dinamizam a atividade dos professores.

A professora Kátia Raquel Testoni Longen foi a segunda palestrante do seminário, abordando o tema “Pequenos Poetas”, abrindo espaço logo depois para a diretora da Escola Iná Xavier Zacarias, localizada na Vila do Povo.

A professora Circe Carneiro Leão detalhou a produtividade do projeto “Memória da Comunidade Educativa”, desenvolvido na escola com patrocínio da Bünge. “O objetivo é desenvolver o hábito e o gosto pela leitura por meio de ações educativas criativas e dinâmicas, construindo a formação de cidadãos conscientes de sua realidade e críticos capazes de mudá-la. O projeto começou no ano passado e ainda em 2009 atendeu 270 alunos em nove turmas do primeiro ano à quarta série”, comemorou a diretora.

Fernanda Tibilete Villanueva, coordenadora de projetos especiais da SEMEDI, explicou que durante o seminário também realizado um treinamento para 80 educadores, divididos em duas turmas de 40 pessoas nas oficinas “Palavras que Encantam” e “Técnicas Básicas e Práticas de Arte”. Os treinamentos abrangeram um professor e coordenadores de cada escola municipal que leciona para alunos de terceira e quarta séries, público alvo dos projetos apoiados pela Bünge.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Setor de Surdez - Libras

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral oferece curso de capacitação continuada em Lingua de Sinais para os professores da rede conforme Lei Municipal 2761/2007 em seu artigo 5°.