Quem somos nós

Minha foto
Paranaguá, Paraná, Brazil
Nossa Missão - Fortalecer a gestão escolar pública democrática e a excelência dos serviços prestados aos diversos atores educacionais, proporcionando aos parnanguaras uma educação pública de qualidade.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Oficina de Libras nas escolas





Terça-feira, 04 de Maio de 2010
Professores da rede municipal realizam curso de libras


A Prefeitura Municipal por intermédio da secretaria de educação está realizando para os professores das Escolas Integrais um curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Até o final do ano, professores que tem aula com uma instrutora surda, Elaine Cristina Machado, irão realizar dois módulos do curso totalizando 100 horas aula.

O objetivo do curso é que as professoras aprendam e possam ser agentes multiplicadores da língua de sinais, realizando oficinas nas escolas integrais para que os alunos aprendam como se comunicar através de Libras, contribuindo para a melhoria da comunicação entre surdos e ouvintes.

Com o término da primeira etapa, do primeiro módulo, as professora já iniciaram as oficinas nas catorze escolas integrais do município.

Para a professora “Aninha”, da escola Gabriel de Lara na Ilha dos Valadares, este trabalho está sendo desafiador “Desde que eu fiz estágio em escola especial eu me apaixonei pela língua de sinais e agora poder dar essa aula para as crianças está sendo ótimo. Estou encantada em ver o retorno delas”.

Maria Eduarda Souza Costa, aluna da 4º serie da escola, está adorando ter mais esta oficina “Só tivemos duas aulas e eu já sei fazer meu nome e o todo o alfabeto, estou adorando aprender porque eu conheço uma pessoa que é surda”.

O trabalho das oficinas também é acompanhado pela coordenadora do curso de libras da secretaria municipal de educação Marceli Mesquita que junto com instrutora de libras da secretaria e professora do curso Elaine, fazem visitas às escolas.

Para a secretária de educação Elvira do Rocio Bezerra a realização deste curso é importante “não só para escolas, e para as professoras, bem como para toda comunidade que essas pessoas, com as dificuldades, freqüentam”.

No município de Paranaguá existe uma lei de numero 2761/2007 que reconhece oficialmente a linguagem de sinais e garante formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão das Libras.

Elaine que é surda e instrutora de libras conta que é a primeira oportunidade que ela tem na área de educação, “É muito emocionante ver a divulgação da minha língua mãe, que é a língua de sinais dentro das escolas”. Elaine lembra ainda que com essa difusão irão surgir mais interpretes e consequentemente mais oportunidades.

Jornalista: Thais Teixeira
fonte:http://www.paranagua.pr.gov.br/noticias.php?noticia_id=1549